logo-ciaambiental

Cia Ambiental participa do Workshop Nacional de Centrais Geradoras Hidrelétricas

Foi realizado, nos dias 27 e 28 de março, na Expo Unimed, em Curitiba, o 2o Workshop Nacional de CGHs. Organizado pela Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas – ABRAPCH, o evento trouxe palestras e discussões sobre as centrais geradoras hidrelétricas brasileiras, os desafios do setor, a legislação ambiental, entre outros temas, e reuniu investidores, empresários, especialistas, consultores e interessados da cadeia produtiva de CGHs.

Pedro Dias media painel durante Workshop Nacional de CGHs. Foto: Antônio More
Pedro Dias media painel durante Workshop Nacional de CGHs. Foto: Antônio More

O diretor da Cia Ambiental, Pedro Dias, foi mediador do painel As Inovações e Otimizações nos Processos de Licenciamento Ambiental, apresentado durante a manhã do primeiro dia do evento, onde a Cia Ambiental também esteve presente como empresa expositora. No segundo dia, Pedro Dias mediou a palestra sobre implantação de matas ciliares para proteção de nascentes, rios e lagos de CGHs, apresentada por Mario Mantovani, diretor da SOS Mata Atlântica.

img_2567
Equipe Cia Ambiental durante o Workshop Nacional de CGHs.

O Setor Elétrico e o Meio Ambiente

Durante o 2o Workshop Nacional de CGHs, também estava disponível para compra o livro O Setor Elétrico e o Meio Ambiente, obra formada por 39 artigos de diferentes especialistas nas áreas de produção energética e meio ambiente, sob a coordenação de Pedro Dias, diretor da Cia Ambiental, e de Adriana Coli, advogada especialista em Direito Ambiental e mestre em Engenharia da Energia.

Pedro Dias e Adriana Coli durante o lançamento do livro O Setor Elétrico e o Meio Ambiente.
Pedro Dias e Adriana Coli durante o lançamento do livro O Setor Elétrico e o Meio Ambiente.

O lançamento oficial do livro aconteceu no dia 30 de novembro de 2017, no seminário O Futuro da Relação: Meio Ambiente e Setor Elétrico, promovido pelo Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico (FMASE), entidade que é também responsável pela obra, na usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu.

Os artigos do livro estão divididos entre os seguintes temas principais: licenciamento ambiental do setor elétrico, áreas de preservação permanente e reserva legal no contexto dos empreendimentos do setor elétrico, questões fundiárias, recursos hídricos, povos indígenas e comunidades tradicionais, manejo de fauna e flora, arqueologia, avaliações ambientais e desenvolvimento regional e sustentabilidade do setor elétrico.

O Setor Elétrico e o Meio Ambiente
Adriana Coli e Pedro Dias (coordenadores)
Editora Synergia (750 páginas).